Processo de produção diferencia o matcha do chá verde e do chá preto, com as plantas crescendo em áreas de sombra e o aproveitamento de toda a folha, o que pode se traduzir em maiores concentrações de fitonutrientes.
Rawpixel.com/Shutterstock
Matcha é uma versão em pó do chá verde. Veja a seguir o que as evidências dizem sobre se ele é bom para nós.
Independentemente dos fatores de risco biológicos ou sociais, há coisas que você pode fazer para reduzir o seu risco de ter um derrame. A adoção dessas oito mudanças simples no estilo de vida pode ajudar a otimizar a saúde do coração e do cérebro.
Sarayut Sridee/Shutterstock
O AVC pode ser devastador e mudar sua vida, mas há mudanças no estilo de vida que você pode fazer hoje para reduzir seu risco
Pesquisa feita entre pacientes do Rio de Janeiro reuniu pesquisadores com diferentes áreas de expertise e teve a participação também de pesquisadores vivendo com Covid longa. Foram coletados dados de diversos grupos de participantes entre novembro de 2022 e abril de 2024, incluindo pessoas que estiveram internadas por quadro agudo em hospitais do SUS, profissionais do SUS e pessoas que vivem hoje com Covid longa.
Freeimages.com
O estudo “Cuidado de saúde à Covid longa: necessidades, barreiras e oportunidades no município do Rio de Janeiro” deixa claro que a condição se constitui em um problema de saúde pública, mas é pouco reconhecido e inadequadamente tratado
Mais pessoas do que nunca estão sendo diagnosticadas com a doença de Alzheimer.
New Africa/Shutterstock
A detecção precoce da doença de Alzheimer pode ajudar a encontrar os tratamentos e o apoio adequados.
Medição do pH do sangue do cordão umbilical indica se criança sofreu privação de oxigênio no nascimento, abrindo caminho para intervenções rápidas que podem evitar sequelas de longo prazo.
Elizaveta Galitckaia/Shutterstock
Teste de pH do sangue do cordão umbilical pode ajudar a identificar bebês com risco de danos cerebrais e deficiências.
Diversas pesquisas mundo afora já indicam que a interação com pets pode promover a saúde mental, tanto em pessoas saudáveis quanto naquelas em recuperação de doenças ou outras condições. Em linha com estes estudos, defender a entrada de animais de estimação em hospitais e clínicas é uma conclusão que precisa ser divulgada.
AP Photo/Eraldo Peres
Entender por que os dois estão conectados pode ser fundamental para encontrar tratamentos - ou até mesmo uma cura - para o zumbido
Representação da proteína p53 ao lado de uma fita de DNA. O estresse crônico pode afetar essa proteína, cuja inatividade está ligada a muitos tipos de câncer.
ibreakstock/Shutterstock
Vários estudos sugerem que o estresse prolongado ou o medo podem alterar determinados mecanismos envolvidos na inibição da proliferação de células cancerígenas.
As escovas de dentes usadas abrigam comunidades microbianas mistas, que vêm tanto de seres humanos quanto de todo o resto ao redor de onde são armazenadas - que, geralmente, é o banheiro, lugar, sem dúvida, cheio de germes.
Willians Labrador/Shutterstock
Até 1938, usávamos cerdas de javali para escovar os dentes, agora substituídas por nylon. Embora sejam obviamente mais higiênicas, não devemos perder de vista o fato de que elas também podem ser contaminadas por bactérias.
Se quiser ficar livre da gota, considere medidas preventivas e modificações sutis no estilo de vida. Mantenha um peso saudável, tenha uma dieta balanceada, reduza o consumo de álcool e evite beber em excesso, faça exercícios regularmente e mantenha-se bem hidratado.
PJjaruwan/Shutterstock
A gota não é mais uma doença de reis e rainhas, pois esse doloroso distúrbio articular pode afetar qualquer pessoa.
O empresário do setor de tecnologia Bryan Johnson fez da missão de sua vida retardar o envelhecimento e a morte, recorrendo a pílulas e recebendo até transfusões de sangue do filho, como mostrado em documentário na Netflix.
Netflix
Entre os grandes nomes que estão investindo muito dinheiro para prolongar suas vidas estão o fundador da Amazon, Jeff Bezos, os fundadores do Google, Sergei Brin e Larry Page, e Larry Ellison, da Oracle.
O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e da zika, fotografado num microscópio da Fiocruz: o hormônio ouabaína, já usado pela medicina no tratamento de condições cardíacas pela sua capacidade de aumentar a capacidade de contração do coração, agora mostra também ter ações anti-inflamatórias e antivirais capazes de combater essas doenças.
AP Photo/Felipe Dana
Historicamente usado como veneno de flecha na África Oriental, hormônio presente em mamíferos e extraído de plantas chamado ouabaína tem demonstrado efeitos promissores contra a doença
O impacto vai além da saúde física. As sobreviventes geralmente enfrentam traumas psicológicos e desafios sociais. Em muitas comunidades, a FGM/C está profundamente enraizado nas práticas culturais e vinculado às perspectivas de casamento, o que torna difícil para as famílias resistirem à pressão para manter a tradição.
Riccardo Mayer/Shutterstock
Assim como acontece com as mudanças climáticas, por que demoramos tanto para reconhecer a ameaça existencial que o uso de drogas representa para a humanidade?
Muitos atletas optam por bebidas com eletrólitos durante seus treinos. Mas em condições de saúde adversas, isso nem sempre pode ser a melhor escolha.
PhotoAlto/Sandro Di Carlo Darsa via Getty Images
As bebidas com eletrólitos podem ser de grande ajuda para atletas e durante surtos de gripe. Mas algumas podem piorar sintomas como a diarreia.
Se uma alegação de saúde sobre uma intervenção alimentar parecer boa demais para ser verdade, provavelmente é, por isso é importante checar credibilidade das fontes e referências da informação.
Mizina/iStock via Getty Images Plus
Muitas pessoas substituíram com sucesso o hábito por um hobby.
Cestos lotados de açaí em um mercado na Amazônia: estudos da FAPERJ feitos com animais mostram que a suplementação alimentar com o extrato dos caroços dos frutos pode apresentar efeitos muito promissores nos tratamentos para a redução da glicemia, do colesterol e da gordura acumulada no fígado.
Foto de Jr Sardo
Pesquisa da UERJ mostra efeitos promissores do extrato da semente de açaí contra a obesidade e o diabetes
Diante dos altos custos dos tratamentos em clínicas de medicina reprodutiva, a inseminação caseira é feita em casa com materiais acessíveis e orientações obtidas em redes sociais. Mas a percepção de que a prática aumenta o risco de transmissão de doenças, a misoginia da sociedade e a ausência de uma regulamentação específica para a prática geram incertezas.
Camylla Battani / Unsplash
Diferente dos tratamentos que envolvem a infraestrutura das clínicas de medicina reprodutiva e a participação de especialistas, a inseminação caseira é feita em casa com materiais acessíveis e orientações obtidas em redes sociais
Um exoesqueleto em ação: locais como o Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) da USP, que integra a rede do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, em São Paulo, está entre os centros de medicina avançada que já oferecem protótipos na reabilitação para diferentes problemas físicos e neurológicos.
Divulgação: Instituto de Reabilitação Lucy Montoro
Soluções visam, além da recuperação da mobilidade, melhorias na condição funcional dos pacientes, ampliando sua autonomia na vida cotidiana e fortalecendo sua inclusão social
Pesquisador visitante na Universidade Laval (Canadá), Coordenador do Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública (CPS), Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB)
Professor titular do Departamento de Moléstias Infeciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina e Assessor da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Universidade de São Paulo (USP)