O enfrentamento dos problemas causados pelo fogo na Amazônia depende de regulação ambiental, fiscalização eficaz, incentivo a práticas sustentáveis e respeito aos saberes tradicionais
O Supremo Tribunal Federal (STF) iluminado com as cores do Brasil no dia em que foram aceitas as denúncias contra Bolsonaro e outros sete de sua cúpula governamental - entre eles militares de alta patente, ex-ministros e representantes das áreas de inteligência e segurança - por tentativa de Golpe de Estado que envolveu instrumentalização institucional, disseminação de desinformação e manipulação da opinião pública.
AP Photo/Eraldo Peres
Isabela Kalil, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)
Decisão sobre crimes de Bolsonaro e seus associados será um teste institucional de longo prazo sobre como o Brasil lida com tentativas de rupturas democráticas, e sobre o futuro das relações entre civis e militares no país
O derretimento das camadas de gelo da Antártica (foto), a redução a camada florestal da Amazônia e as mudanças na circulação oceânica estão entre os “tipping points” que, uma vez ultrapassados, geram efeitos em cascata que resultarão na perda significativa da biodiversidade em diferentes escalas, na elevação do nível do mar, em secas prolongadas e alterações severas nos padrões de chuvas e temperatura.
AP Photo/Natacha Pisarenko
Thalison Correa, Rede Amazônidas pelo Clima (RAC) e Tâmara Lima, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Ainda negligenciada nas políticas climáticas globais, só ela é capaz de formar cidadãos mais conscientes e capazes de desenvolver soluções para um futuro sustentável
O ex-presidente Jair Bolsonaro passa por trás de grades ao desembarcar ontem no Aeroporto Internacional de Brasilia, onde acompanhou parte das deliberações do STF que o tornaram réu por tentativa de golpe de Estado. Expectativa é de que o processo se desenvolva ao longo dos próximos meses e, em razão das eleições de 2026, é possível que seja concluído ainda este ano.
AP Photo/Luis Nova
Pela primeira vez na história do Brasil, um ex-presidente e oficiais de alta patente se tornam réus por crimes ligados a um golpe de Estado
Uma água-viva no fundo do mar na Zona Clarion-Clipperton: processos de mineração propostos são invasivos, e além de destruir o leito marinho vão lançar grandes quantidades de material em regiões de média profundidade da coluna d'água.
Diva Amon and Craig Smith, University of Hawaii at Mānoa
Os métodos de mineração desenvolvidos para coletar minerais essenciais do fundo do mar criam plumas de sedimentos mais acima na coluna d'água, onde vivem muitas criaturas.
O jovem ator Amari Bacchus, da série Adolescência, interpreta um estudante que explica para o pai policial o papel das redes sociais e do uso de smartphones num caso de assassinato envolvendo colegas de escola: exemplo extremo da ficção que mostra como, na vida real, a hiperconectividade pode gerar ansiedade e afetar seriamente a saúde mental de pessoas com a personalidade em formação.
Foto: Divulgação Netflix
As novas tecnologias digitais, especialmente os smartphones, produzem um estado de conexão e alerta permanente que está diretamente ligado ao agravamento da ansiedade e ao prejuízo da saúde mental.
Um conjunto de fatores podem levar os jovens a enviar conteúdo erótico-sexual mesmo quando não querem. Normas de gênero e percepções de popularidade reforçam essa pressão, especialmente para meninas, fazendo com que o envio de material íntimo seja uma forma de satisfazer uma expectativa, e não uma escolha livre.
mooremedia/Shutterstock
O sexting é cada vez mais comum entre os adolescentes, mas traz riscos emocionais e sociais em que a pressão e o consentimento desempenham um papel fundamental.
O que sai da “mente” de uma IA pode, às vezes, estar fora de cogitação: ao tentar preencher lacunas nos dados ou produzir respostas coerentes, as IAs podem inventar informações.
Gremlin/iStock via Getty Images
Quando os sistemas de IA tentam preencher as lacunas em seus dados de treinamento, os resultados podem ser extremamente errados: falsidades e informações incorretas que os pesquisadores chamam de ‘alucinações’.
IA na academia: comparação entre sete ferramentas de pesquisa profunda baseadas em IA generativa realizada pelo autor mostraram inconsistências como falta de contextualização, uso inapropriado de fontes e poucas referências a fontes acadêmicas, mesmo quando isso era solicitado pelo prompt.
Ociacia/Shutterstock
Avaliação de sete ferramentas de pesquisa profunda constatou que ainda é preciso entender melhor como otimizar o processo sem perder de vista princípios fundamentais da integridade científica contemporânea
Em Buenos Aires, um boneco de Javier Milei foi levado por ativistas para uma manifestação contra o governo em frente à Casa Rosada nesta segunda-feira, 24 de março, dia em que a Argentina relembrou os 49 anos do início de um período de exceção que mergulhou o país numa crise econômica da qual até hoje parece não ter saído. E que parece se agravar com o governo de austeridade extrema do atual presidente.
AP Photo/Rodrigo Abd
Descontentamento da população, especialmente com relação a aposentadorias e dívida externa, poderá agravar cenário social do país, com implicações no comércio bilateral e na estabilidade regional
A expressão “taxonomia verde” funciona como um selo de qualidade para investimentos de impacto ambiental. Mas enquanto países desenvolvidos já estruturam suas taxonomias há anos, o Brasil ainda precisa equilibrar a proteção ambiental com a necessidade de desenvolvimento econômico. Na Europa, as regulamentações de mercado verde estão cada vez mais rigorosas, impactando diretamente nossas exportações de produtos relacionados ao desmatamento, tais como soja (foto), carne bovina, cacau, café e madeira.
Foto: Marcelo Justo/Folhapress
Sem um sistema claro de definição do que são, de fato, investimentos “verdes”, corremos o risco de ver recursos destinados à sustentabilidade sendo desviados para iniciativas que não garantem impactos positivos reais
Uma dança ritual em homenagem aos ancestrais: um dos inúmeros exemplos mais ancestrais da cultura humana.
Jorge Fernández/LightRocket via Getty Images
Os animais podem aprender uns com os outros, mantendo suas culturas por longos períodos de tempo. O que diferencia as pessoas pode ser a maneira singularmente aberta com que inventamos novas ideias e as compartilhamos e desenvolvemos.
Pesquisa feita entre pacientes do Rio de Janeiro reuniu pesquisadores com diferentes áreas de expertise e teve a participação também de pesquisadores vivendo com Covid longa. Foram coletados dados de diversos grupos de participantes entre novembro de 2022 e abril de 2024, incluindo pessoas que estiveram internadas por quadro agudo em hospitais do SUS, profissionais do SUS e pessoas que vivem hoje com Covid longa.
Freeimages.com
O estudo “Cuidado de saúde à Covid longa: necessidades, barreiras e oportunidades no município do Rio de Janeiro” deixa claro que a condição se constitui em um problema de saúde pública, mas é pouco reconhecido e inadequadamente tratado
Enterro de crianças vítimas do bombardeio israelense que matou mais de 400 pessoas na Faixa de Gaza esta semana: mais crianças morreram na região desde 2023 do que em conflitos ao redor do mundo nos quatro anos anteriores.
AP Photo/Jehad Alshrafi
A série levanta questões críticas sobre como o Reino Unido trata os jovens infratores
Um vira-lata fantasiado durante o carnaval do Rio de Janeiro: assim como os humanos fazem entre si, nossos cães de estimação conseguem entrar em sintonia conosco para criar conexões emocionais e melhorar os vínculos de amor que temos com eles.
AP Photo/Silvia Izquierdo
Assim como nós, humanos, os cães conseguem entrar em sintonia conosco para criar conexões emocionais e melhorar os vínculos que temos com eles
Para além do impacto de asteroides e outros perigos vindos do espaço, temor pode se somar à desconfiança sobre governos e instituições e alimentar teorias da conspiração.
klyaksun/Shutterstock
O medo do espaço pode se combinar com a desconfiança sobre governos e instituições, levando-nos a adotar teorias da conspiração.
A recém-eleita presidenta do México, Claudia Sheinbaum, sofreu com ataques de fake news gerados por Inteligência Artificial durante a campanha eleitoral no
ano passado.
AP Photo/Eduardo Verdugo
A eficiência e a popularização das tecnologias digitais ampliou o alcance de discursos políticos sem pudor ético, influenciou novos tipos de comportamento e criou dúvidas falsas sobre descobertas da ciência
O Lago Imja, um enorme lago glacial na região do Monte Everest, no Nepal, começou como pequenas lagoas de água de degelo em 1962 e agora contém 90 milhões de metros cúbicos de água, volume que já foi reduzido numa tentativa de proteger as comunidades a jusante.
Alton Byers
Quando o permafrost das montanhas descongela e as geleiras derretem, os lagos glaciais podem se tornar um risco de inundação letal para qualquer pessoa a jusante.
Donald Trump e seu chefe do Departamento de Eficiência Governamental, o empresário Elon Musk, concedem entrevista ao pool de jornalistas da Casa Branca a bordo de um Tesla: reduzir o significado da influência de Musk e outros gigantes da tecnologia sobre Trump a meras imposições unilaterais de um lado ou de outro seria simplificar demais a sinergia entre as Big Techs, o governo e o próprio Estado.
Foto: Pool via AP
Marcus Tavares, Observatório Político dos Estados Unidos (OPEU) e Matheus B. S. Brandão, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Reduzir a influência das Big Techs sobre o governo americano a meras imposições unilaterais de um lado ou de outro seria simplificar demais a complexa sinergia entre as Big Techs, o governo Trump e o próprio Estado
Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e professor associado do Departamento de Química do Centro Técnico Científico, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)